Histórico

A CIA. DE TEATRO ROCK

A Cia. de Teatro Rock nasceu no ano 2001 e desde então sua relação com outras mídias como música, TV, cinema, HQ e dança influenciaram decisivamente na linguagem da Companhia.
A Companhia de Teatro Rock sempre teve uma relação íntima com a música. Resultado dessa relação é a montagem de quatro espetáculos musicais, sendo três deles premiados.
A pesquisa em busca de um teatro musical brasileiro é que impulsiona a realização desses espetáculos, POR ISSO O INEDITISMO TANTO DA MONTAGEM COMO DA DRAMATURGIA DOS ESPETÁCULOS DA COMPANHIA EM RELAÇÃO AOS GRANDES MUSICAIS JÁ ESTABELECIDOS NO MERCADO.
A essência do estudo da companhia é encontrar pontos de intersecção entre o teatro musical, o cinema e o teatro “clássico” ou teatro “de texto”.
Do cinema adotaram o ponto de vista de uma câmera. Não é difícil encontrar nas obras da Companhia: contra-planos, planos invertidos e travellings, além da velocidade dos cortes secos tão comuns na sétima arte.
A interatividade que utilizam em relação aos vídeos e projeções, outra marca registrada da Companhia de Teatro Rock, remete às experiências realizadas em Nova York no fim dos anos 70, como o Rocky Horror Picture Show.
Das HQ´s, ou Comic Books, subtraíram as cores e contrastes.
São, também, fortemente influenciados pelo rigor coreográfico da dança, fator que direciona a encenação a um caminho estético que lhes interessa muito como linguagem.
E por fim, a música.
O gênero musical é o que os resume como Companhia.
A música, interpretada pelos atores, é a protagonista do trabalho. Da maneira mais colaborativa possível sempre buscam transformar as canções em voz ativa dos espetáculos. Elas não têm, em hipótese alguma, caráter ilustrativo. Elas são parte integrante e fundamental para que a história seja contada com eficácia.
MAS O QUE CONSIDERAM MAIS importante de tudo isso é o fato de trabalharem somente com músicas brasileiras, PROCURANDO ASSIM, ESTREITAR CADA VEZ MAIS O LAÇO ENTRE MÚSICA E TEATRO NO BRASIL.
A CIA. DE TEATRO ROCK trilha um caminho incessante em busca de uma linguagem mais brasileira, sempre pesquisando todas as fontes possíveis relacionadas à esse gênero, seja a Ópera, as peças musicais de Brecht, as peças de Chico Buarque e Paulo Pontes, a Ópera Chinesa, os musicais da Broadway , o Teatro de Revista e todo e qualquer evento onde teatro e música caminham juntos.
Juntos nessa caminhada estão mais de 30 atores e uma equipe técnica que tem um trabalho constante com o núcleo criativo.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Melhor Maquiagem 2002 - Prêmio S.J dos Campos
Melhor Direção 2002 - Prêmio S.J dos Campos
Melhor Produção 2002 - Prêmio Coca-Cola
Melhor Música 2002 - Prêmio Coca- Cola
Indicação - melhor autor 2006 - Prêmio Femsa
Indicação - melhor produção 2006 - Prêmio Femsa
Indicação - melhor trilha 2006 - Prêmio Femsa
Vencedor Categoria Especial 2006 - Prêmio Femsa
Indicação - melhor espetáculo 2007 - Prêmio Qualidade Brasil
Indicação - melhor direção 2007 - Prêmio Qualidade Brasil
Indicação - melhor atriz (Rosy Aragão) - Prêmio Qualidade Brasil
Melhor Musical Revelação 2007 - Prêmio Qualidade Brasil